Pedro-Machado-e1445964298907.jpg

Pedro Machado, Presidente Entidade Turismo do Centro de Portugal (2012)

Coimbra é novamente a capital do cinema português. Entre os dias 09 e 17 de Novembro, o Teatro Académico Gil Vicente e o Mini-Auditório Salgado Zenha/AAC apresentam excelentes propostas cinematográficas. 2012 recebe a décima nona edição do festival, e confirma a intensa actividade desenvolvida durante quase duas décadas na promoção, divulgação e formação em cinema. Expressão artística global, o cinema tem um alcance comunicacional extraordinário e utiliza uma linguagem que incorpora diferentes técnicas, artes, e meios.

A realização do Festival Caminhos do Cinema Português na cidade de Coimbra vem dar visibilidade à cidade e potenciar a produção cinematográfica na região, uma vez que o território regional é marcado por cenários naturais e construídos com forte dimensão estética. Neste contexto é indispensável salientar a pertinência do concurso “Coimbra Filma-se”. O concurso, que integra as diversas iniciativas do festival, estabelece como condição na criação de um argumento para uma curta-metragem, que a acção se desenrole em Coimbra e verse numa das suas vertentes sobre o património.

Parabéns à equipa criativa que durante o ano inteiro, pensa, idealiza e organiza o festival. Parabéns aos participantes nas diversas acções formativas e aos artistas que submetem projectos a concurso. Parabéns ao público por partilhar o universo mágico do festival, por incentivar o trabalho dos agentes culturais e dinamizar a difusão de indústrias criativas no Centro de Portugal.