Parto Orgásmico

 
Esta mostra de filmes sobre a experiência do parto vai buscar o seu título a um dos filmes em exibição. Serão apresentados filmes dos Países Baixos, EUA, Rússia, Guatemala, México, Argentina, Brasil e Espanha. O que os une é a forma como nos apresentam partos naturais em que o poder é restituído à mulher, não sendo este seu ritual de passagem mediado por máquinas ou drogas. As únicas drogas presentes são as hormonas naturais. [“The same pleasurable stimuli triggered during sex, can also be released during birth.” Debra Pascali-Bonaro, em http://www.orgasmicbirth.com/].
 
Fica o convite para entrar nesta viagem pela intimidade de vários nascimentos e por diferentes modelos de cuidado perinatal, que seguramente o levará a reexaminar a forma como se vive o parto em Portugal. As sessões de filmes são seguidas de palestras sobre diversos temas à volta da questão do parto e debates.
 
Pode encontrar o Programa desta mostra neste link
 
Os currículos dos Palestrantes sao os seguintes: 
 

Ana Raposeira, 38 anos, mãe de 2 meninas. Trabalha na área de apoio a famílias desde 2004, como Conselheira de aleitamento materno da linha SOS Amamentação e como Doula de acompanhamento durante a gravidez e o parto. É membro da direcção da Associação Doulas de Portugal e delegada distrital de Leiria da Humpar- Associação Portuguesa pela Humanização do Parto. Participa em palestras, eventos e acções de formação na área da maternidade e amamentação.
 
António Ferreira, 45 anos. Enfermeiro Especialista em Saúde Materna e Obstétrica. Membro do Comité Nacional para o Aleitamento Materno. Activista da Humanização do Nascimento e parto humanizado, responsável pela área de enfermagem da HUMPAR.

Cristina da Silva, 32 anos, mãe de 1 menino. Acompanha mulheres na gravidez e parto desde finais de 2006.  É membro da direcção da Associação Doulas de Portugal e delegada distrital de Coimbra da Humpar - Associação Portuguesa de Humanização do Parto. É autora do blog "Sobre(viver) a Cesariana"(http://sobcesaria.blogspot.com), colabora no blog da Associação Doulas de Portugal (http://doulasdeportugal.blogspot.com) e modera um fórum de apoio direccionado especialmente para mulheres submetidas à cesariana e grávidas.

Mary Zwart
Parteira desde 1969, formada pela Escola de Parteiras de Amsterdão. Estudos avançados: enfermagem, epidemiologia, formadora de parteiras.
Envolvida na reintrodução do modelo de cuidado de parteiras nos EUA, em países da América Latina e em países membros e candidatos a membros da UE. Professora, oradora internacional e autora de inúmeros artigos em publicações e organizações internacionais sobre o modelo de cuidado de parteiras.  Membro de KNOV (Organização Real das Parteiras Holandesas), ENCA (European Network of Consumers and Childbirthorganisations), MBFI (MotherBabyfriendly Initiative) e Fórum do Cuidado Primário da UE.

Neusa Berlese Oliveira Jones, Enfª
Enfermeira Obstetra
Filiado à ReHuNa - Rede pela Humanização do Parto e Nascimento
Membro de equipe de parto domiciliar e hospitalar
Enfermeira do Hospital Presidente Vargas - Porto Alegre
Membro da ANDO - Associação Nacional de Doulas
Professora convidada dos cursos de formação de enfermeiras obstetras - ESP/UFRGS - RS

Ricardo Herbert Jones, MD
Ginecologista - Obstetra - Homeopata
Filiado à ReHuNa - Rede pela Humanização do Parto e Nascimento
Membro da HumPar - Rede pela Humanização do Parto - Portugal
Consultor da ANDO - Associação Nacional de Doulas
Representante do IMBCO para o Brasil - International Motherbaby Childbirth Organization
Membro do Intituto Jean Bergés de Psicanálise e Medicina
Professor convidado dos cursos de capacitação de doulas da ANDO - Brasil