26150295215_c17e483fc7_h.jpg

Pintando as personagens além do guião

Aproximamos-nos cada vez mais da derradeira etapa de materialização do argumento de “A Costureirinha” num filme. Antes de entrarmos em rodagem desta curta metragem, produzida no âmbito da XIX Semana Cultural da Universidade de Coimbra, ainda há um largo campo de trabalho por definir. A 25 de fevereiro recebemos a visita de Helena Batista, sócia-gerente da Sincolour - Caracterização e Maquilhagem, Lda. Helena iniciou a sua carreira na caracterização e maquilhagem na área cinematográfica e audiovisual em 1989, tendo sido co-premiada em 2014 nos Caminhos do Cinema Português pelo seu trabalho em “Frágil Som do Meu Motor”. Ao longo da sua carreira colaborou com realizadores como Manoel de Oliveira, Teresa Villaverde, Valeria Sarmiento, Chano Piñero ou Jerónimo Rocha.

O módulo de Caracterização, inserido na 6ª edição do curso Cinemalogia procurará dotar os formandos dos instrumentos necessários para dar vida a uma personagem no grande ecrã de acordo com a narrativa, as didascálias e os traços psicológicos e fisionómicos de cada personagem. Será que no final deste módulo inédito encontraremos resposta para a caracterização da história de Ermelinda e Maria?

Helena Batista

Helena BatistaCaracterização

Fascinada desde criança pelo cinema, teatro, fotografia e influenciada pelos mestres com quem conviveu desde cedo, esteve sempre ligada a actividades relacionadas com as artes. Frequentou o curso técnico de Cinema de Caracterização, organizado pelo Instituto Português de Cinema, em 1988.

Related Posts