Programação Saiba tudo sobre a Programação dos Caminhos

  • artigosite.jpg

    2.º Ciclo “Cinema e Direito”

    O 2.º ciclo “Cinema e Direito” realiza-se na Casa do Cinema de Coimbra, de 18 Janeiro a 14 de março sempre às 21:00, com três sessões com entrada livre. Esta co-organização dos Caminhos do Cinema Português, Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, Direcção Regional do Centro da Associação Sindical dos Juízes Portugueses, o Conselho Regional de Coimbra da Ordem dos Advogados e a Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, permite explorar pedagogicamente, através do cinema, temas jurídicos complexos.

    Saber mais

  • sra3-e1702402334215.jpg

    Caminhos Juniores em Miranda do Corvo

    A promoção do cinema português junto ao público jovem é essencial para o desenvolvimento de uma relação próxima e duradoura com a produção cinematográfica nacional. Com esse objetivo, os Caminhos do Cinema Português expandem seu serviço educativo, trazendo os Caminhos Juniores à Casa das Artes de Miranda do Corvo. Nesta extensão do festival, prevista para a próxima segunda-feira, 18 de dezembro, três sessões, às 9h45, 11h00 e 13h45, oferecem aos jovens espectadores uma janela única para o mundo do cinema.

    Saber mais

  • encerramentosra3horizontal-e1699979333226.jpg

    Cine-Concerto de Hélder Bruno no encerramento da XXIX edição

    O músico Helder Bruno, irá no próximo sábado, dia 18 de novembro na Antiga Igreja do Convento de São Francisco, realizar uma interpretação musical acompanhando a projeção da curta-metragem: “Outubro Acabou” (2015) de Miguel Seabra Lopes e Karen Akerman. A acompanhar Helder Bruno estarão presentes Maria Redes Martins (violoncelo) e Filipe Fidalgo (eletrónica, saxofone).

    Saber mais

  • site.jpg

    Programação da 29ª Edição

    A 29ª edição do Festival Caminhos do Cinema Português traz uma programação eclética, que mergulha em vidas aparentemente particulares e ausculta as dificuldades geracionais através de um cinema que olha para o passado com ânsia de futuro. 

    Saber mais

  • fi_h0qwx0aehhj6-e1685375605458.jpg

    Ante-Estreia “Amazónia, a Nova Minamata?” na CCC

    Na próxima segunda-feira, 29 de Maio às 19h10 a Casa do Cinema de Coimbra receberá a ante-estreia de “Amazônia, a Nova Minamata?”. Após a projecção do Documentário de Jorge Bodanzky, haverá conversa com Nuno Godolphim (produtor e argumentista), Manuela Alvarez (Antropologia, CIAS, DCV, UC), Patrícia Sequeira Brás (Estudos Artísticos, FLUC, CEIS20), Jorge Paiva (Botânica, DCV, UC), e Gonçalo D. Santos (Antropologia, CIAS, DCV, UC).

    Saber mais

  • se-yoon3.jpg

    “Yoon” com Sessão Especial na Casa do Cinema de Coimbra

    Yoon”, um roadmovie de Pedro Figueiredo Neto e Ricardo Falcão, premiado no Doclisboa e no Festival de Documentário de Jihlava, na República Checa, é exibido no próximo sábado, 20 maio, pelas 18:10, na Casa do Cinema de Coimbra. Será uma Sessão Especial com a presença do realizador Ricardo Falcão em conversa com o Professor Gonçalo D. Santos, antropólogo e investigador no Centro de Investigação em Antropologia e Saúde da Universidade de Coimbra.

    Saber mais

  • cec-panahi-final-ig.jpg

    Ciclo Panahi: Irreverência sob Caução

    Vivendo num regime totalitário e de forte religiosidade, Jafar Pahani tem sistematicamente sentido restrições à sua liberdade civil e artística. Jafar Panahi retrata o Irão contemporâneo de uma forma poética e metafórica, mas sempre com uma crítica sociopolítica adjacente, como facilmente encontramos em “Táxi” ou “3 Rostos”.

    O cinema é o seu meio de expressão e de concretizar o seu direito à liberdade, mesmo quando a repressão política iraniana não o permite. Apesar das múltiplas vezes em que lhe foi retirada a liberdade, tanto pelas variadas condenações a penas de prisão, como pela proibição de fazer filmes, Panahi nunca parou e continuou a criar.

    A proposta do ciclo de cinema dedicado a Jafar Panahi no contexto da Queima das Fitas tem como objetivo promover a reflexão sobre a liberdade de expressão, direitos humanos e justiça social, e estabelecer um paralelo entre a celebração simbólica da liberdade na Queima das Fitas e a luta pela liberdade artística e de expressão de Panahi.

    Saber mais

  • website-1.jpg

    2.º Aniversário da Casa do Cinema de Coimbra

    De 11 a 17 de Maio a casa do cinema de coimbra celebra o seu segundo aniversário com um programa eclético e revelador com 21 filmes, dos quais 9 em ante-estreia e 3 em estreia nacional, que irão marcar o ano de 2023. As projeções têm início todos os dias a partir das 15:00.

    Saber mais

  • 1920x1080_generic-blue_.pt_-1.png

    Ciclo de Cinema LUX – Prémio Europeu do Público LUX

    A Casa do Cinema de Coimbra vai exibir na próxima semana, de 27 a 29 de Abril, três sessões dos filmes nomeados ao LUX Prémio Europeu do Público.

    O Prémio Europeu do Público LUX (The European Audience Film Award), organizado pelo Parlamento Europeu e pela Academia Europeia de Cinema demonstra o compromisso do Parlamento Europeu para com a cultura.
    O prémio baseia-se no Prémio de cinema LUX, estabelecido em 2007, e tem como objetivo criar laços entre a política e os cidadãos.
    Assim, os espectadores europeus são convidados a votar nos seus filmes favoritos com o objetivo de incluir o público em debates sobre a Europa.

    A entrada é gratuita.

    Saber mais

  • atsixteen_03_vascomartins_anaribeiro_colhardeulisses-e1680624762235.jpg

    Casa do Cinema de Coimbra aposta na curta-metragem

    A aposta da Casa do Cinema de Coimbra nas curtas-metragens portuguesas indicadas aos Óscares comprovou que, além do seu valor artístico, existe público e potencial para a sua exibição regular em sala. Ao longo de sete semanas a curta Ice Merchants trouxe até à Casa do Cinema de Coimbra mais de 480 espectadores, tornando acessível o visionamento em sala do primeiro filme nacional indicado a um Óscar. 

    Saber mais