Regulamento Oficial

Regulamento Oficial

 

1.- Finalidades do Evento

1.1.- Caminhos Film Festival têm como finalidade geral do projecto reforçar o acesso à cultura cinematográfica Portuguesa, promovendo a sua divulgação, os elementos para à sua comparação e compreensão.

1.2.- Para além disso em cada edição o projecto deverá reforçar os laços de comunidade e identidade local existentes, promovendo a integração numa identidade e comunidade nacional.

 

2.- Objectivos Gerais e Definição Conceptual

2.1.- O festival é idealizado por amantes e profissionais do mundo cinematográfico e visa dar visibilidade às diferentes produções nacionais. Os Caminhos Film Festival são um festival singular em Portugal dedicado exclusivamente ao cinema nacional, nos seus distintos registos técnicos e temáticos na secção competitiva Selecção Caminhos.

2.2.- Ao nível conceptual os Caminhos do Cinema Português caracterizam-se por uma amplitude de registos que são o fidedigno registo do panorama da produção cinematográfica nacional anual. A inovação do projecto está no facto de se proceder ao acolhimento num único espaço.

2.3.- Os Caminhos do Cinema Português pretendem ser aquilo que o nome transmite, a súmula dos diferentes caminhos que a cinematografia nacional percorre. Não existe um só caminho, disso mesmo nos damos conta quando os podemos enumerar, a saber: cinema de autor, cinema comercial, cinema para crianças e a vídeo arte. O cinema português enquadra-se nos mais variados escalões etários e registos estilísticos de que a história do cinema nos pode dar conta.

2.4.- A Selecção Ensaios, ao aceitar obras realizadas em contexto de formação académica, nacionais e internacionais, pretende promover os elementos para a comparação e compreensão da cinematografia portuguesa no contexto global.

 

3.- Secções Competitivas, Júris e Prémios Oficiais

3.1.- O festival Caminhos do Cinema Português é constituído por duas secções competitivas, nomeadamente a Selecção Caminhos e a Selecção Ensaios.

3.2.- As obras a apresentar em cada uma das secções competitivas serão o resultado de uma pré-selecção da responsabilidade da organização e de um júri expressamente convocado para o efeito, nos termos dos Regulamentos Anexos próprios de cada secção.

 

4.- Selecção Caminhos

4.1.- Os filmes seleccionados para a Selecção Caminhos serão avaliados por um conjunto de júris e concorrem cumulativamente, quando reunidas as condições expressas nos Anexos ao Regulamentos de cada júri/selecção, aos seguintes prémios:

-Prémios do Júri Caminhos;

-Prémio do Júri de Imprensa;

-Prémio Don Quijote / Júri IFSS – Federação Internacional de Cineclubes

 

5.- Selecção Ensaios

5.1.- Os filmes seleccionados para a Selecção Ensaios serão avaliados por um júri e concorrem quando reunidas as condições expressas no regulamento desta secção, ao seguinte prémio:

-Prémios do Júri Ensaios;

 

6.- Outros Prémios

Para lá dos prémios elencados, os filmes a concurso na Selecção Caminhos e Selecção Ensaios, concorrem igualmente ao Prémio do Público Chama Amarela. Este prémio será entregue mediante o escrutínio e o cálculo da média aritmética ponderada expressa pelos espectadores, em boletim de voto próprio, no final de cada sessão da Selecção Caminhos.

6.- Casos Omissos

6.1.- A Comissão Organizadora do festival reserva-se o direito de decidir sobre os casos não previstos nos diferentes Regulamentos, bem como proceder a necessárias alterações, dando conhecimento a todos os interessados.

 

7.- Disposição Final

A inscrição para pré-selecção e participação nas diferentes secções competitivas (Selecção Caminhos/ Selecção Ensaios) do festival Caminhos do Cinema Português XXIII implica a leitura deste Regulamento Oficial bem como a aceitação dos Anexos específicos de cada secção.

 

Coimbra, 1 de julho de 2017