Regulamento da Seleção Caminhos

Cami­nhos Film Fes­ti­val é uma ini­ci­a­tiva co-orga­ni­zada pela CCP – Asso­ci­a­ção de Artes Cine­ma­to­grá­fi­cas de Coim­bra e pelo Cen­tro de Estu­dos Cinematográficos/​AAC. A sec­ção com­pe­ti­tiva Sele­ção Cami­nhos rege-se pelo seguinte regulamento:

1.- Pra­zos

A data limite de ins­cri­ção de Fil­mes e envio de Cópias para pré-sele­ção da Sele­ção Cami­nhos, para a XXIII edi­ção do fes­ti­val Cami­nhos do Cinema Por­tu­guês é 16 de setem­bro de 2017. Os fil­mes sele­ci­o­na­dos serão noti­fi­ca­dos até 31 de outu­bro de 2017. A data limite para o envio de cópias para exi­bi­ção é o dia 7 de novem­bro de 2017.

2.- Admis­são

2.1.- Ape­nas serão admi­ti­dos a con­curso na Sele­ção Cami­nhos os fil­mes de pro­du­ção naci­o­nal, cuja con­clu­são tenha ocor­rido depois da edi­ção tran­sata do fes­ti­val, não podendo já terem estado ins­cri­tos e/​ou selec­ci­o­na­dos em edi­ções ante­ri­o­res do Festival.

2.2.- Podem ainda ins­cre­ver-se todos os fil­mes, de pro­du­ção naci­o­nal, que mesmo pro­du­zi­dos em data ante­rior à refe­rida no ponto 2.1., não tenham sido ainda objecto de exi­bi­ção pública em fes­ti­vais ou em qual­quer tipo de cir­cuito comercial.

2.3.- Acei­tam-se ins­cri­ções nos seguin­tes formatos:

  1. a) Pelí­cula, pro­du­ções em pelí­cula, nos for­ma­tos 16mm e 35mm;
  2. b) Vídeo, pro­du­ções vide­o­grá­fi­cas, no for­mato BLU-RAY (sis­tema PAL); Ficheiro PRORES 422 HQ;
  3. c) O fes­ti­val não aceita cópias de exi­bi­ção em outros for­ma­tos e supor­tes para além dos especificados.

3.- Sele­ção

3.1- Não há limite quanto ao número de obras que cada realizador/​produtor pode ins­cre­ver no fes­ti­val e na Sele­ção Cami­nhos, desde que res­pei­tem as nor­mas do pre­sente regulamento.

3.2- As ins­cri­ções decor­rem obri­ga­to­ri­a­mente na pla­ta­forma Film­Fre­eway, pelo sítio www​.film​fre​eway​.com/​f​e​s​t​i​v​a​l​/​C​a​m​inhos.

3.3.- Caso a(s) sua(s) obra(s) seja(m) selecionada(s), será neces­sá­rio enviar, via e-mail ou correio:

– Ficha Téc­nica Com­pleta do Filme;

– Foto­gra­fias e Pos­ter do Filme;

– Bio­fil­mo­gra­fia do Realizador;

– Foto­gra­fia do Realizador;

– Trai­ler ou Excerto de 2 minu­tos do filme;

– Cópia em Vídeo (DVD/BLU-RAY) do filme (obri­ga­to­ri­a­mente via correio).

3.3.1.- O envio dos mate­ri­ais, quando a opção for via ele­tró­nica, deverá ser efe­tu­ado para: [email protected]​caminhos.​info. O Assunto deverá con­ter o nome do(s) filme(s) proposto(s) e o nome do Realizador.

3.3.2.- A cópia em Vídeo (DVD/BLU-RAY) para pro­jec­ção deverá ser envi­ada para:

Cami­nhos do Cinema Por­tu­guês, Sele­ção Caminhos

Rua Padre Antó­nio Vieira, Edi­fí­cio AAC1º Andar

3000 – 315 Coimbra

4.- Júri da Sele­ção Caminhos

4.1.- O Júri Ofi­cial será cons­ti­tuído por um pai­nel de indi­vi­du­a­li­da­des, tanto naci­o­nais como estran­gei­ras, de reco­nhe­cido mérito pela sua con­tri­bui­ção para o Cinema e/​ou à Cul­tura em geral.

4.2.- A cons­ti­tui­ção do Júri será anun­ci­ada no sítio do fes­ti­val atempadamente.

4.3.- O Júri da Sele­ção Cami­nhos terá ainda em conta o seguinte:

  1. a) O Júri pode deci­dir a atri­bui­ção de Men­ções Hon­ro­sas, até ao máximo de uma por cada Pré­mio, com excep­ção dos Outros Pré­mios Téc­ni­cos” aos quais não as poderá atribuir.
  2. b) O Júri não atri­buirá Pré­mios em ex aequo.
  3. c) Os pré­mios podem incluir uma com­po­nente mone­tá­ria ou em espé­cie, depen­dendo dos patro­ci­na­do­res do Festival.
  4. d) É reser­vado ao Júri o direito à não atri­bui­ção de pré­mio a qual­quer um dos Pré­mios em avaliação.

5.- Pré­mios do Júri Sele­ção Caminhos

– Grande Pré­mio do Festival

– Pré­mio Melhor Longa-metragem

– Pré­mio Melhor Curta-metragem

– Pré­mio Melhor Animação

– Pré­mio Melhor Documentário

– Pré­mio Revelação

6.- Outros Pré­mios Técnicos

6.1.- Ao Júri com­pe­tirá ainda, de entre o con­junto de obras em exi­bi­ção na Sele­ção Cami­nhos, atri­buir os seguin­tes pré­mios inde­pen­den­te­mente da dura­ção da obra:

– Melhor Actor;

– Melhor Actor Secundário;

– Melhor Actriz;

– Melhor Actriz Secundária;

– Melhor Direc­ção Artística;

– Melhor Fotografia;

– Melhor Guarda Roupa;

– Melhor Realizador;

– Melhor Caracterização;

– Melhor Montagem;

– Melhor Som;

– Melhor Argu­mento Original;

– Melhor Argu­mento Adaptado;

– Melhor Banda Sonora Original;

– Melhor Comunicação.

7.- Lista Pri­o­ri­tá­ria de Fes­ti­vais e Prémios

7.1.- As cur­tas-metra­gens e lon­gas-metra­gens selec­ci­o­na­das para o fes­ti­val Cami­nhos do Cinema Por­tu­guês pode­rão con­cor­rer ao Sub­pro­grama de Apoio à Divul­ga­ção e Pro­mo­ção Inter­na­ci­o­nal de Obras Naci­o­nais, soli­ci­tando apoio finan­ceiro des­ti­nado a supor­tar des­pe­sas com a pro­mo­ção e par­ti­ci­pa­ção, na medida em que o fes­ti­val inte­gra a Lista de Fes­ti­vais Pri­o­ri­tá­rios para 2017 do ICA I.P.

8.- Outras Disposições

8.1.- Ao fes­ti­val é reser­vado o direito de des­car­re­gar os fil­mes ins­cri­tos na pla­ta­forma para os inte­grar na vide­o­teca do Fes­ti­val, ficando as enti­da­des orga­ni­za­do­ras auto­ri­za­das a usá-las nas suas acti­vi­da­des, durante e após o fes­ti­val, em bro­chu­ras, publi­ci­dade, inter­net, e ainda para outros fins pro­mo­ci­o­nais ou edu­ca­ci­o­nais, salvo indi­ca­ção expressa em con­trá­rio no momento da candidatura.

8.2 – Para qual­quer outra uti­li­za­ção da obra, será sem­pre soli­ci­tado o con­sen­ti­mento por escrito dos res­pec­ti­vos autores.

9.- Trans­por­tes e Segu­ros das Obras

9.1.- Os Por­tes de Envio das Cópias de Exi­bi­ção dos fil­mes selec­ci­o­na­dos serão cober­tos pelo Fes­ti­val, sendo que a sua devo­lu­ção é da res­pon­sa­bi­li­dade do produtor/​realizador.

9.2.- O produtor/​realizador deverá, aquando do envio das cópias de exi­bi­ção, indi­car o meio pelo qual deseja que estas sejam devol­vi­das. No caso de omis­são dessa indi­ca­ção, as cópias serão devol­vi­das pela trans­por­ta­dora do fes­ti­val a expen­sas destes.

9.3.- A orga­ni­za­ção res­pon­sa­bi­liza-se pelo seguro das cópias desde a sua che­gada até à sua devolução.

10.- Casos Omissos

À Comis­são Orga­ni­za­dora do Fes­ti­val reserva-se o direito de:

  1. a) Deci­dir sobre os casos não pre­vis­tos no pre­sente Regu­la­mento, bem como pro­ce­der a neces­sá­rias alte­ra­ções, dando o devido conhe­ci­mento atem­pado a todos os concernidos.
  2. b) Deci­dir con­di­ções excep­ci­o­nais que per­mi­tam a sele­ção de um filme que não res­peite inte­gral­mente as cláu­su­las deste Regulamento.

11.- Dis­po­si­ção Final

A ins­cri­ção para pré-sele­ção e par­ti­ci­pa­ção na sec­ção com­pe­ti­tiva Sele­ção Cami­nhos do fes­ti­val Cami­nhos do Cinema Por­tu­guês XXIII implica a acei­ta­ção deste Regulamento.

Coim­bra, 1 de Julho de 2017


Enre­gis­trer