34068806935_bd2c5778e7_o.jpg

Rodagem xpress!

No próximo fim de semana, dias 2 e 3 de dezembro respetivamente, no Departamento de Engenharia Informática da UC, terá lugar a formação para o Módulo de Rodagem, no âmbito da 7ª edição do curso de cinema - Cinemalogia, onde cada formando irá realizar uma parte de uma curta-metragem e dirigir atores profissionais, permitindo-lhe experimentar as diversas tarefas de uma equipa de rodagem, como o som, a anotação ou a câmara.

André Badalo, argumentista, produtor e realizador com contrato assinado com a distribuidora Warner Brothers, é licenciado em Cinema pela Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa, com formação em Realização e Direção de Atores na University of Southern California em Los Angeles, em Microbudget Film Production no BingerLab em Amsterdão e ainda em Robert McKee’s Scriptwriting Story e Love Story na University of Westminster em Londres. Realizou as curtas-metragens “Histórias de Papel”, “Shoot Me” e “Catarina e os Outros”, que contaram com a participação de atores como Diogo Infante, Maria João Bastos e Vitória Guerra, sendo que em 2018 terá em exibição nos cinemas uma longa metragem escrita e realizada pelo próprio.

Este módulo pretende habilitar os formandos à produção de uma curta-metragem, a partir da conceção e do desenvolvimento de uma ideia com o intuito de ser exibida numa tela de cinema, através da análise e planificação de um guião, formação de uma equipa, direção de atores, filmagem, análise do material filmado e a sua respetiva edição.

O argumento escolhido pelos formandos do Cinemalogia 7 chama-se “Agorafobia”, que retrata uma história que nos fala de uma rapariga com ansiedade, que todos os dias precisa de ganhar coragem para entrar no autocarro e fazer a sua simples viagem até a escola. Esta curta tem como possíveis localizações as paragens de autocarros dos SMTUC e uma sala de aulas.

As inscrições têm lotação máxima para 20 formandos, com um custo de 70€ para estudantes e de 90€ para o público geral, sendo composto por 16 horas de formação, com início às 9 horas e fim previsto para as 18 horas, em ambos os dias.

André BadaloArgumentista/Realizador

André Badalo, 35 anos, argumentista, produtor e realizador com contrato assinado com a distribuidora Warner Brothers. Licenciado em cinema na Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa e formado em Realização e Direção de Atores na University of Southern California em Los Angeles, em Microbudget Film Production no BingerLab em Amsterdão e Robert McKee’s Scriptwriting Story e Love Story na University of Westminster em Londres. Realizou as curtas-metragens “História de Papel”, “Shoot Me” e “Catarina e os Outros”, com Diogo Infante, Maria João Bastos e Victoria Guerra nos papéis principais, filmes que ganharam dezenas de prémios em festivais internacionais. Em Los Angeles, trabalhou com o realizador Bryan Singer (X-Men, The Usual Suspects) que sobre o trabalho de André Badalo menciona: “exquisite and admirable use of camera withintense and outstanding performances". Foi um dos 9 realizadores internacionais convidados para co-realizar o filme “Baku I Love You”, com um elenco internacional: Asia Argento, Alessandro Bertolucci e Eysan Özhim e produzido pela Mos Film do realizador russo Konchalovskiy (House of FoolsMaria'sLoversTango and Cash). Sobre o trabalho de André Badalo, Konchalovskiy menciona: “precise and romantic withthe camera, fearless and meticulous with the actors". Em pós-produção está a longa-metragem “Portugal não está à venda”, escrita e realizada por André Badalo, com Pedro Teixeira, Ana Zanatti, Dalila Carmo, São José Correia, Rita Pereira, Maria Vieira e Paulo Pires nos papéis principais, filme que será distribuído nos cinemas pela NOS Lusomundo em 2018.

André Badalo

Related Posts