34068806935_bd2c5778e7_o.jpg

Rodagem xpress!

No pró­ximo fim de semana, dias 2 e 3 de dezem­bro res­pe­ti­va­mente, no Depar­ta­mento de Enge­nha­ria Infor­má­tica da UC, terá lugar a for­ma­ção para o Módulo de Roda­gem, no âmbito da 7ª edi­ção do curso de cinema – Cine­ma­lo­gia, onde cada for­mando irá rea­li­zar uma parte de uma curta-metra­gem e diri­gir ato­res pro­fis­si­o­nais, per­mi­tindo-lhe expe­ri­men­tar as diver­sas tare­fas de uma equipa de roda­gem, como o som, a ano­ta­ção ou a câmara.

André Badalo, argu­men­tista, pro­du­tor e rea­li­za­dor com con­trato assi­nado com a dis­tri­bui­dora War­ner Brothers, é licen­ci­ado em Cinema pela Escola Supe­rior de Tea­tro e Cinema de Lis­boa, com for­ma­ção em Rea­li­za­ção e Dire­ção de Ato­res na Uni­ver­sity of Southern Cali­for­nia em Los Ange­les, em Micro­bud­get Film Pro­duc­tion no Bin­ger­Lab em Ams­ter­dão e ainda em Robert McKee’s Script­wri­ting Story e Love Story na Uni­ver­sity of West­mins­ter em Lon­dres. Rea­li­zou as cur­tas-metra­gens His­tó­rias de Papel”, Shoot Me” e Cata­rina e os Outros”, que con­ta­ram com a par­ti­ci­pa­ção de ato­res como Diogo Infante, Maria João Bas­tos e Vitó­ria Guerra, sendo que em 2018 terá em exi­bi­ção nos cine­mas uma longa metra­gem escrita e rea­li­zada pelo pró­prio.

Este módulo pre­tende habi­li­tar os for­man­dos à pro­du­ção de uma curta-metra­gem, a par­tir da con­ce­ção e do desen­vol­vi­mento de uma ideia com o intuito de ser exi­bida numa tela de cinema, atra­vés da aná­lise e pla­ni­fi­ca­ção de um guião, for­ma­ção de uma equipa, dire­ção de ato­res, fil­ma­gem, aná­lise do mate­rial fil­mado e a sua res­pe­tiva edi­ção.

O argu­mento esco­lhido pelos for­man­dos do Cine­ma­lo­gia 7 chama-se Ago­ra­fo­bia”, que retrata uma his­tó­ria que nos fala de uma rapa­riga com ansi­e­dade, que todos os dias pre­cisa de ganhar cora­gem para entrar no auto­carro e fazer a sua sim­ples via­gem até a escola. Esta curta tem como pos­sí­veis loca­li­za­ções as para­gens de auto­car­ros dos SMTUC e uma sala de aulas.

As ins­cri­ções têm lota­ção máxima para 20 for­man­dos, com um custo de 70€ para estu­dan­tes e de 90€ para o público geral, sendo com­posto por 16 horas de for­ma­ção, com iní­cio às 9 horas e fim pre­visto para as 18 horas, em ambos os dias.

André BadaloArgumentista/​Realizador

André Badalo, 35 anos, argu­men­tista, pro­du­tor e rea­li­za­dor com con­trato assi­nado com a dis­tri­bui­dora War­ner Brothers. Licen­ci­ado em cinema na Escola Supe­rior de Tea­tro e Cinema de Lis­boa e for­mado em Rea­li­za­ção e Dire­ção de Ato­res na Uni­ver­sity of Southern Cali­for­nia em Los Ange­les, em Micro­bud­get Film Pro­duc­tion no Bin­ger­Lab em Ams­ter­dão e Robert McKee’s Script­wri­ting Story e Love Story na Uni­ver­sity of West­mins­ter em Lon­dres. Rea­li­zou as cur­tas-metra­gens His­tó­ria de Papel”, Shoot Me” e Cata­rina e os Outros”, com Diogo Infante, Maria João Bas­tos e Vic­to­ria Guerra nos papéis prin­ci­pais, fil­mes que ganha­ram deze­nas de pré­mios em fes­ti­vais inter­na­ci­o­nais. Em Los Ange­les, tra­ba­lhou com o rea­li­za­dor Bryan Sin­ger (X-Men, The Usual Sus­pects) que sobre o tra­ba­lho de André Badalo men­ci­ona: exqui­site and admi­ra­ble use of camera within­tense and outs­tan­ding per­for­man­ces”. Foi um dos 9 rea­li­za­do­res inter­na­ci­o­nais con­vi­da­dos para co-rea­li­zar o filme Baku I Love You”, com um elenco inter­na­ci­o­nal: Asia Argento, Ales­san­dro Ber­to­lucci e Eysan Özhim e pro­du­zido pela Mos Film do rea­li­za­dor russo Kon­cha­lovs­kiy (House of FoolsMaria’sLoversTango and Cash). Sobre o tra­ba­lho de André Badalo, Kon­cha­lovs­kiy men­ci­ona: pre­cise and roman­tic withthe camera, fear­less and meti­cu­lous with the actors”. Em pós-pro­du­ção está a longa-metra­gem Por­tu­gal não está à venda”, escrita e rea­li­zada por André Badalo, com Pedro Tei­xeira, Ana Zanatti, Dalila Carmo, São José Cor­reia, Rita Pereira, Maria Vieira e Paulo Pires nos papéis prin­ci­pais, filme que será dis­tri­buído nos cine­mas pela NOS Luso­mundo em 2018.

André Badalo

Related Posts