Comité Científico

  • Clara Almeida Santos

    Clara Almeida SantosUniversidade de Coimbra

    É Doutorada em Ciências da Comunicação pela Universidade de Coimbra e Professora Auxiliar no Departamento de Filosofia, Comunicação e Informação da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Participou em diversos projetos europeus relacionados com o diálogo intercultural. Foi consultora do Conselho da Europa no âmbito da campanha “Speak Out Against Discrimination”. Jornalista, trabalhou no Canal de Notícias de Lisboa e na SIC. Diretora da UCV - Televisão Web da Universidade de Coimbra –, foi editora da revista Rua Larga. Trabalhou como diretora de comunicação da Interacesso.

  • Fausto Cruchinho Pereira

    Fausto Cruchinho PereiraUniversidade de Coimbra

    Doutor em Estudos Artísticos, área de especialização em Estudos Fílmicos e da Imagem, pela Universidade de Coimbra Professor Auxiliar da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Curso de Estudos Artísticos. Investigador Integrado do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20) da Universidade de Coimbra. Grupo Correntes Artísticas e Movimentos Intelectuais.

  • Ana Cristina Almeida

    Ana Cristina AlmeidaUniversidade de Coimbra

    Doutorada em Psicologia da Educação pela Universidade de Coimbra é Professora Auxiliar na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação desta Universidade, onde desempenha funções de docência, investigação e prestação de serviços à comunidade. Colabora em projetos comunitários de capacitação da população e de grupos especiais, pelo lúdico e expressões. Interesses de investigação e de intervenção na promoção da aprendizagem e do desenvolvimento dialogicamente em ambientes formais e não-formais. Participa em projetos europeus relacionados com inclusão social e diálogo intercultural em contextos de educação. Coordena e equipa portuguesa do projeto «Lend a Hand» de inclusão de crianças e jovens imigrantes / refugiados. É membro da Unidade de Investigação Instituto de Psicologia Cognitiva, Desenvolvimento Humano e Social, curadora do Laboratório de Inovação em Psicoterapia e Sistemas (LIPS) com foco na intervenção comunitária para apoio de pessoas em situação desfavorecida. É curadora da Fundação Graça Gonçalves, entidade instituidora do Lugar dos Afetos®. Coordena uma plataforma de investigação e de intervenção assente na exploração e análise sistemática de jogos / lúdico para a promoção de literacias diversas e de competências. É autora de trabalhos publicados. Integra Comissões Científicas de Encontros anuais como «Jogos e Mobile Learning» ou «European Conference on Game Based Learning».

  • António Costa Valente

    António Costa ValenteUniversidade de Aveiro

    Doutorado em cinema, é docente nas universidades públicas de Aveiro, Vila Real e dirige o Departamento de Teatro e Cinema da ESAP – Escola Superior Artística do Porto. Produziu e co-realizou a primeira longa-metragem do cinema de animação português “Até ao Tecto do Mundo”. Como realizador e produtor, foi distinguido com mais de três centenas de prémios em festivais nos cinco continentes. Diretor do Festival de Cinema AVANCA desde 1997 (www.avanca.com) e da “AVANCA | CINEMA, Conferência Internacional Cinema – Arte, Tecnologia, Comunicação” desde 2010 (www.avanca.org). É editor do “International Journal of Cinema” (ISSN 2182-2158) e da também revista científica “Persona” (ISSN 2183-1149). Integra os corpos gerentes do Cine Clube de Avanca, da Academia Portuguesa de Cinema e Federação Portuguesa de Cineclubes, entre outros.

  • Carla Paiva

    Carla PaivaUniversidade do Estado da Bahia

    É Doutora em Multimeios pela Unicamp e Mestre em Educação e Contemporaneidade, com especialidade em Relações Públicas. É Professora Assistente no curso de Jornalismo em Multimeios na UNEB. Pesquisa, desde 2003, as representações do Nordeste e as relações de género no audiovisual, através da perspetiva dos estudos culturais.

  • Fátima Chinita

    Fátima ChinitaEscola Superior de Teatro e Cinema

    Fátima Chinita é licenciada em Línguas e Literaturas Modernas (Português e Inglês), pela UL; bacharel em Cinema (Montagem), pela Escola Superior de Teatro e Cinema, do antigo Conservatório Nacional; mestre em Ciências da Comunicação (Cultura e Novas Tecnologias), pela FCSH-UNL e doutora em Estudos Artísticos (Cinema e Audiovisuais) pela UL. É Professora Adjunta na Escola Superior de Teatro e Cinema (IPL) e encontra-se a efectuar a investigação pós-doutoral “O cinema como a arte das artes: a alegoria da criação no cinema de autor como projecto discursivo e sinestésico intermedial”, alojada nos centros de investigação Labcom.IFP (UBI, Portugal) e IMS - Intermediality and Multimodality Forum (Universidade de Linnaeus, Suécia). É autora do livro O Espectador (In)visível – Reflexividade na Óptica do Espectador em INLAND EMPIRE, de David Lynch (Covilhã: Livros LABCOM, 2013). 

  • Luís Nogueira

    Luís NogueiraUniversidade da Beira Interior

    Luís Nogueira é Professor Auxiliar no Departamento de Comunicação e Artes da Universidade da Beira Interior, onde foi diretor da licenciatura em Cinema, entre 2008 e 2015. Leciona ou lecionou unidades curriculares como Géneros Cinematográficos, Laboratório de Guionismo, Montagem, História do Cinema, Cinema de Animação, Cinema e Outras Artes ou Teoria dos Cineastas. Doutorou-se com a tese Narrativas Fílmicas e Videojogos. Articulações e dissensões. A dissertação de mestrado denomina-se Violência e Cinema. Monstros, soberanos, ícones e medos. A relação do cinema com as demais artes e média, como a literatura, a pintura, o teatro, a fotografia, a banda desenhada, o videoclip ou os novos meios, bem como a intertextualidade, a intermedialidade e a transmedialidade são outros temas do seu interesse. Publicou diversos manuais de cinema como Laboratório de Guionismo, Géneros Cinematográficos, Planificação e Montagem, Os Cineastas e a sua Artee Histórias do Cinema. Outros textos sobre temas diversos da sétima arte estão compilados nos livros Cinema e Digital: Ensaios, Especulações, Expectativase Cinema Múltiplo: Figuras, Temas, Estilos, Dispositivos (todos eles disponíveis em livroslabcom.ubi.pt).

  • Lynn Alves

    Lynn AlvesUniversidade do Estado da Bahia

    Lynn Rosalina Gama Alves, atualmente Bolsista de Produtividade Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq - Nível 2, possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Bahia (1985), Mestrado (1998) e Doutorado (2004) em Educação pela Universidade Federal da Bahia. O Pós-doutorado foi na área de Jogos eletrônicos e aprendizagem pela Università degli Studi di Torino, na Itália.

  • Manuela Penafria

    Manuela PenafriaUniversidade da Beira Interior

    Professora no Departamento de Comunicação e Artes, da Universidade da Beira Interior e investigadora do Labcom.IFP. Membro do Conselho Consultivo da AIM-Associação dos Investigadores da Imagem em Movimento e membro da comissão científica de revistas portuguesas e brasileiras. Co-Editora da revista DOC On-line dedicada ao filme documentário. Co-editou três volumes da coleção Teoria dos cineastas, uma linha de investigação que desenvolve com investigadores brasileiros e espanhóis: Ver, ouvir e ler os cineastas, vol 1; Propostas para a teoria do cinema, vol. 2 e Revisitar a teoria do cinema, vol. 3.

  • Maria do Céu Marques

    Maria do Céu MarquesUniversidade Aberta

    É Doutorada em Filologia Inglesa pela Universidade de Salamanca. É investigadora do Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais, Media e Mediações Culturais (CEMRI) e colaboradora do Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa (CEAUL).

    É Licenciada em Filologia Germânica pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

    É Professora Auxiliar do Departamento de Humanidades, na Universidade Aberta e coordenadora do Mestrado em Estudos sobre a Europa (MESE), vice-coordenadora da Licenciatura em Estudos Europeus e responsável pela unidade curricular de Literatura e Cinema no Mestrado em Artes e Educação (MAE), tendo participado em vários encontros organizados no âmbito deste Mestrado.

    Tem orientado dissertações de mestrado e teses de doutoramento na área dos Estudos Ingleses e Americanos (Literatura e Cinema) e das Ciências da Educação e tem participado em vários encontros e colóquios em Portugal e no estrangeiro.

    É autora de vários artigos nas áreas da Literatura, Cultura e Cinema publicados em atas de congressos nacionais e internacionais e capítulos de livros. Integra o Comité Técnico Científico do Seminário Histórias de Roteiristas promovido pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (S. Paulo), desde 2009, e a Comissão Científica da Conferência Internacional de Cinema de Viana, desde 2012.

  • Maria José Veiga

    Maria José VeigaUniversidade de Aveiro

    É Doutorada em Tradução (2006), pela Universidade de Aveiro e Mestre em Estudos Anglo-Americanos (1997), pela Universidade do Porto e Licenciada em Português-Inglês (1991), pela Universidade de Aveiro. É investigadora do Centro de Investigação do Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro. Tem desempenhado funções em vários níveis de ensino Secundário (desde 1990) e Superior (1998-2015) nas áreas do ensino das línguas portuguesa e inglesa. Tem apresentado comunicações em encontros científicos nacionais e internacionais. Tem publicações que versam sobre os campos das ciências da linguagem (linguísticas de expressões portuguesa e anglófona, tradução, linguística textual, texto fílmico e metodologias de ensino das línguas), da intercompreensão e aquisição das línguas estrangeiras, das literaturas (portuguesa e anglófona), da tradução interlinguística e para os media.

    Foi Coordenadora do Ensino do Português no Reino Unido, na Embaixada de Portugal, em Londres (2010-2011). Pertence à Transmedia Portugal desde 2011.

  • Marina Estela Graça

    Marina Estela GraçaUniversidade do Algarve

    Investigadora em Análise Crítica em Animação e diretora do curso de Imagem Animada da Universidade do Algarve, Portugal. Autora de duas curtas-metragens, de um livro e de artigos científicos. Tem orientado mestrados e doutoramentos e participado em júris, conferências, seminários e comissões científicas internacionais na sua área de investigação.

  • Mishel Pavlovski

    Mishel PavlovskiSs. Cyril and Methodius University, Skopje

    Mishel Pavlovski é Professor do Instituto de Literatura Macedônio, Universidade de São Cirilo e São Metódio em Skopje, Macedônia. Ele ensina Estudos Culturais: Tópicos e Métodos, Teoria Pós-Colonial, bem como Teatro e seus públicos. Detém dois graus de doutoramento em teoria do teatro, o primeiro obtido na Academia de Artes Teatrais Rati-GITIS russo em Moscovo (1999), e o segundo na Universidade de São Cirilo e São Metódio em Skopje (2003).

  • Fouad Nejmeddine

    Fouad NejmeddineUniversidade Aberta

    É Doutorado em Ciências Biomédicas pela Universidade de Paris 13, com Pós-Doutoramento em Biologia na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. É investigador no Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20) da Universidade de Coimbra e tem organizado diversos seminários e congressos na área do Cinema Científico.

  • Sérgio Dias Branco

    Sérgio Dias BrancoUniversidade de Coimbra

    Sérgio Dias Branco é Professor Auxiliar de Estudos Fílmicos na Universidade de Coimbra, onde coordena os Estudos Fílmicos e da Imagem e dirige o Mestrado em Estudos Artísticos. É coordenador do LIPA - Laboratório de Investigação e Práticas Artísticas. Integra o Instituto de  Filosofia da Nova (IFILNOVA), colabora com o Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20), e é membro convidado do grupo de análise fílmica da Universidade de Oxford, “The Magnifying Class”. Leccionou na Universidade Nova de Lisboa e na Universidade de Kent, onde lhe foi atribuído o grau de doutor em Estudos Fílmicos. É co-editor das revistas Cinema: Revista de Filosofia e da Imagem em Movimento e Conversations: The Journal of Cavellian Studies e autor do livro Por Dentro das Imagens: Obras de Cinema, Ideias do Cinema (Documenta, 2016).

  • Victor Cayers

    Victor CayersUniversidade Federal da Bahia

    Victor Cayres é doutor em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Brasil, com estágio doutoral na Université de Lorraine, França. Atualmente desenvolve pesquisa ligada ao desenvolvimento de jogos na Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e na empresa Sinergia Games.

  • António Moreira

    António MoreiraUniversidade Aberta

    É Doutorado e Mestre em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra e concluiu programa de Pós-Doutoramento em Tecnologias Educacionais e da Comunicação também na Universidade de Coimbra. É Professor Auxiliar no Departamento de Educação e Ensino à Distância (DEED), da Universidade Aberta.

    É Licenciado em História da Arte pela Universidade de Coimbra e Especialista em Multimédia pela Universidade do Porto.

    Atualmente é Diretor da Delegação Regional do Porto da UAb, Coordenador da Unidade de Desenvolvimento dos Centros Locais de Aprendizagem (UMCLA) e Coordenador Executivo da Unidade Móvel de Investigação em Estudos do Local (ELO) da Universidade Aberta.

    É, ainda, Investigador Integrado no Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20) da Universidade de Coimbra e formador nas áreas da Educação Online e das Tecnologias Educativas, autor de várias publicações no país e no estrangeiro e membro de Conselhos Editoriais e revisor de revistas científicas na área da Educação.

  • João Caetano

    João CaetanoUniversidade Aberta

    Pró-Reitor para os Assuntos Jurídicos e Diretor da Delegação de Coimbra da Universidade Aberta. Professor Auxiliar do Departamento de Ciências Sociais e de Gestão da mesma Universidade. Doutor em Ciências Políticas pela Universidade Aberta. Mestre em Economia Europeia e licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra.

  • Alexandra Assis Rosa

    Alexandra Assis RosaFaculdade de Letras da Universidade de Lisboa

    É Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, Estudos Ingleses e Alemães (FLUL, 1989), Mestre em Literatura Alemã (FLUL, 2004) e Doutorada em Estudos de Tradução (FLUL, 2004), com uma tese à negociação do poder, ideologia e da retórica interpessoal na narrativa Dickensiana traduzida para português (1950-1999).