Comité Científico

As pro­pos­tas de comu­ni­ca­ção apre­sen­ta­das na 4.ª edi­ção do Sim­pó­sio Fusões no Cinema” pas­sa­rão por um pro­cesso de revi­são por pares, rea­lizado sob a forma de aná­lise cega (blind-review), de modo a garan­tir a isen­ção e impar­ci­a­li­dade da avaliação. 

  • António Costa Valente

    António Costa ValenteUniversidade de Aveiro

    É Dou­to­rado em Cinema, ensina na Uni­ver­si­dade de Aveiro. Pro­du­ziu e co-rea­li­zou a pri­meira longa-metra­gem do cinema de ani­ma­ção por­tu­guesa – Até ao Tecto do Mundo”. É dire­tor do Fes­ti­val de Cinema AVANCA desde 1997 e da con­fe­rên­cia cien­tí­fica AVANCA|CINEMA desde 2010.

  • Fátima Chinita

    Fátima ChinitaEscola Superior de Teatro e Cinema

    É Dou­to­rada em Estu­dos Artís­ti­cos pela Facul­dade de Letras da Uni­ver­si­dade de Lis­boa e Mes­tre em Ciên­cias da Comu­ni­ca­ção – Cul­tura e Novas Tec­no­lo­gias pela Facul­dade de Ciên­cias Socais e Huma­nas da Uni­ver­si­dade Nova de Lis­boa. Leci­ona na Escola Supe­rior de Tea­tro e Cinema desde 1995, onde é Pro­fes­sora Adjunta.

  • Fausto Cruchinho

    Fausto CruchinhoUniversidade de Coimbra

    É Dou­to­rado em Estu­dos Artís­ti­cos, com espe­ci­a­li­dade em Estu­dos Fíl­mi­cos e da Ima­gem pela Uni­ver­si­dade de Coim­bra (2013) e Mes­tre em Estu­dos Cine­ma­to­grá­fi­cos e Audi­o­vi­su­ais pela Uni­ver­si­dade Paris 8 (1995). É inves­ti­ga­dor do Cen­tro de Estu­dos Inter­dis­ci­pli­na­res do Século XX (CEIS20) da UC.

  • Luís Nogueira

    Luís NogueiraUniversidade da Beira Interior

    Dirige a Licen­ci­a­tura em Cinema da Uni­ver­si­dade da Beira Inte­rior, onde é Pro­fes­sor Auxi­liar no Depar­ta­mento de Comu­ni­ca­ção e Artes. Leci­ona ou leci­o­nou uni­da­des cur­ri­cu­la­res como Géne­ros Cine­ma­to­grá­fi­cos, Labo­ra­tó­rio de Gui­o­nismo, Mon­ta­gem, His­tó­ria do Cinema e Cinema de Ani­ma­ção, entre outros.

  • Manuela Penafria

    Manuela PenafriaUniversidade da Beira Interior

    Pro­fes­sora no Dept. de Comu­ni­ca­ção e Artes, da Uni­ver­si­dade da Beira Inte­rior e inves­ti­ga­dora do Labcom.IFP. Mem­bro do Con­se­lho Con­sul­tivo da AIM-Asso­ci­a­ção dos Inves­ti­ga­do­res da Ima­gem em Movi­mento e mem­bro da comis­são cien­tí­fica de revis­tas por­tu­gue­sas e bra­si­lei­ras. Co-Edi­tora da revista DOC On-line dedi­cada ao filme docu­men­tá­rio. Recen­te­mente co-edi­tou os livros Teo­ria dos cine­as­tas, vol. I e II.

  • Marina Estela Graça

    Marina Estela GraçaUniversidade do Algarve

    Inves­ti­ga­dora em Aná­lise Crí­tica em Ani­ma­ção e dire­tora do curso de Ima­gem Ani­mada da Uni­ver­si­dade do Algarve, Por­tu­gal. Autora de duas cur­tas-metra­gens, de um livro e de arti­gos cien­tí­fi­cos. Tem ori­en­tado mes­tra­dos e dou­to­ra­men­tos e par­ti­ci­pado em júris, con­fe­rên­cias, semi­ná­rios e comis­sões cien­tí­fi­cas inter­na­ci­o­nais na sua área de investigação. 

  • Nelson Zagalo

    Nelson Zagalo

    Nel­son Zagalo é pro­fes­sor de media inte­ra­ti­vos na Uni­ver­si­dade do Minho, onde co-dirige o grupo de inves­ti­ga­ção enga­ge­Lab. É mem­bro-fun­da­dor da Soci­e­dade Por­tu­guesa de Ciên­cias dos Videojogos. 

  • Sérgio Dias Branco

    Sérgio Dias BrancoUniversidade de Coimbra

    Sér­gio Dias Branco é Pro­fes­sor Auxi­liar de Estu­dos Fíl­mi­cos na Uni­ver­si­dade de Coim­bra, onde coor­dena os Estu­dos Fíl­mi­cos e da Ima­gem e dirige o Mes­trado em Estu­dos Artís­ti­cos. Inte­gra o Ins­ti­tuto de Filo­so­fia da Nova (IFILNOVA), cola­bora com o Cen­tro de Estu­dos Inter­dis­ci­pli­na­res do Século XX (CEIS20), e é mem­bro con­vi­dado do grupo de aná­lise fíl­mica da Uni­ver­si­dade de Oxford, The Mag­nifying Class”. Lec­ci­o­nou na Uni­ver­si­dade Nova de Lis­boa e na Uni­ver­si­dade de Kent, onde lhe foi atri­buído o grau de dou­tor em Estu­dos Fíl­mi­cos. É co-edi­tor das revis­tas Cinema: Revista de Filo­so­fia e da Ima­gem em Movi­mento (http://​cjpmi​.ifl​.pt/) e Con­ver­sa­ti­ons: The Jour­nal of Cavel­lian Stu­dies (https://​uot​tawa​.scho​lars​por​tal​.info/​o​j​s​/​i​n​d​e​x​.​p​h​p​/​c​o​n​v​e​r​s​a​tions) e autor do livro Por Den­tro das Ima­gens: Obras de Cinema, Ideias do Cinema (Docu­menta, 2016).