Comité Científico

  • Abílio Hernandez

    Abílio HernandezUniversidade de Coimbra

    Abílio Hernandez é doutorado em Literatura Inglesa pela Universidade de Coimbra com dissertação sobre James Joyce, intitulada De Ítaca a Dublin: Ulysses ou a odisseia da palavra. Foi Presidente do Secretariado do curso de Estudos Artísticos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Coordenador da área de Cinema no mesmo curso. Foi igualmente Presidente Capital Nacional da Cultura Coimbra 2003. Pró-Reitor da Cultura, Diretor do Teatro Académico de Gil Vicente e Diretor do Colégio das Artes da UC. 

  • Clara Almeida Santos

    Clara Almeida SantosUniversidade de Coimbra

    É Doutorada em Ciências da Comunicação pela Universidade de Coimbra e Professora Auxiliar no Departamento de Filosofia, Comunicação e Informação da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Participou em diversos projetos europeus relacionados com o diálogo intercultural. Foi consultora do Conselho da Europa no âmbito da campanha “Speak Out Against Discrimination”. Jornalista, trabalhou no Canal de Notícias de Lisboa e na SIC. Diretora da UCV - Televisão Web da Universidade de Coimbra –, foi editora da revista Rua Larga. Trabalhou como diretora de comunicação da Interacesso.

  • Fausto Cruchinho Pereira

    Fausto Cruchinho PereiraUniversidade de Coimbra

    Doutor em Estudos Artísticos, área de especialização em Estudos Fílmicos e da Imagem, pela Universidade de Coimbra Professor Auxiliar da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Curso de Estudos Artísticos. Investigador Integrado do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20) da Universidade de Coimbra. Grupo Correntes Artísticas e Movimentos Intelectuais.

  • Alexandre Ramires

    Alexandre Ramires

    Alexandre Manuel Severino Afonso Ramires licenciou-se em Física, ramo educacional, na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) em 1983. É, desde 1998, investigador do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20), da Universidade de Coimbra.

  • Ana Catarina Pereira

    Ana Catarina PereiraUniversidade da Beira Interior

    Ana Catarina Pereira é docente na Universidade da Beira Interior. Doutorada em Ciências da Comunicação pela mesma universidade, com tese intitulada “A mulher-cineasta: Da arte pela arte a uma estética da diferenciação”, é também investigadora do LabCom, co-organizadora do livro “Geração Invisível: Os novos cineastas portugueses” e assistente editorial do International Journal of Cinema.

  • Cristina Faria

    Cristina FariaEscola Superior de Educação de Coimbra

    Cristina Faria, diretora da licenciatura em Teatro e Educação na ESEC. Doutora em Psicologia e Ensino da Música é, desde 2009, investigadora no CESEM (Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical) da Universidade Nova de Lisboa. É docente da área de Música na ESEC, lecionando nos Cursos de Música, Teatro e Educação, Comunicação Social e Gerontologia Social.

  • António Pedro Pita

    António Pedro PitaUniversidade de Coimbra

    António Pedro Pita é doutorado em Filosofia Contemporânea ("A experiência estética como experiência do mundo") com interesses na área da cultura portuguesa dos séculos XIX e XX e tem-se ocupado das relações entre a arte e a política. Na sua permanência de seis anos como Diretor Regional de Cultura do Centro (2005-2011) foram especialmente importantes os problemas referentes ao ordenamento cultural do território e às relações entre a tradição e a modernidade como eixo da identidade cultural.

  • Carlos Antunes

    Carlos AntunesCírculo de Artes Plásticas de Coimbra

    Licenciado em arquitetura pela FAUP e doutorando em arte contemporânea pelo Colégio das artes da UC.
    Arquiteto do Atelier do Corvo e diretor do CAPC, condição dupla que partilha com a arquiteta Désirée Pedro.

  • José Maças de Carvalho

    José Maças de CarvalhoUniversidade de Coimbra

    Doutoramento em Arte Contemporânea (2014) no Colégio das Artes da Universidade de Coimbra. Estudos em Línguas e Literaturas (1978-83) e Gestão de Artes (1997-98). Professor no Departamento de Arquitetura da Universidade de Coimbra. Artista Plástico (fotografia e vídeo).Foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação Oriente, Instituto Camões e Centro Português de Fotografia .

  • Carlos Fragateiro

    Carlos FragateiroUniversidade de Aveiro

    Carlos Manuel Branco Nogueira Fragateiro concluiu, em 1976, o Curso Superior em Teatro da Escola Superior de Teatro no Conservatório Nacional. Em 1988 Concluiu uma Maîtrise em Educação - especialidade em Expressão Dramática na Universidade de Montreal, Canadá. Entre 1996 e 1999 foi vice-presidente do INATEL, de 1997 a 2006 Diretor Artístico do Teatro da Trindade e de 2006 a 2008 Diretor Artístico e Presidente do Conselho de Administração do Teatro Nacional Dona Maria II.