Som III — Pós-Produção de Som

Plano

O modulo SOM III fala sobre a última fase de pós produção de som para cinema, onde as decisões são definitivas e onde o fim do processo significa o início de vida comercial de uma obra. O plano de trabalho engloba várias fases deste processo, começando por definições de estrutura de som para cinema, descrição de processo de trabalho e membros de equipa. Depois, cada etapa do processo será explicada e analisada do ponto de vista de tarefas e responsabilidades de cada membro de equipa.

Durante as aulas, vão ser exibidos vários exemplos que explicam o processo e mostram resultados de cada etapa de finalização.

1. Estrutura de som para cinema e TV – 1,5h
2. Equipa de pós-produção – membros e funções – 1,0h
3. Etapas de pós-produção de som – 1,0h
4. Montagem de som direto – 1,0h
5. Dobragens – 1,0h
6. Montagem de efeitos sonoros – 2,0h
7. Gravações adicionais – 0,5h
8. Ruídos de sala (Foley – 2,0h
9. Tratamento de música – 0,5h
10. Estúdio de mistura 0,5h
11. Processo de mistura de som – 2,0h
12. Normas e padrões de gravação – 1,0h
13. Alteração de velocidade / duração – 0,5h
14. Produtos finais – 0,5h
15. Discussão e esclarecimentos – 1,0h

Durante o trabalho vão ser exibidos vários exemplos do processo de trabalho:
a. material depois de edição de imagem
b. material depois de edição de som direto
c. material depois de edição de efeitos sonoros
d. ruídos de sala
e. mistura final para cinema
f. mistura final para TV/DVD
g. banda internacional (M&E)

 

 

 

 

Info

Data
18, 19 de Maio de 2013

Duração
16 horas

Horário
9:00 – 18:00

Branko Neskov

Nasceu na ex-Jugoslávia, onde fez a sua formação. Tirou o curso de cinema na Universidade de Artes em Belgrado. Acabou o curso em 1981 com as notas mais altas. Começou a sua carreira no cinema no final de década de 70 como editor de filmes e trabalhou paralelamente como “session player” nos estúdios de música em Belgrado. Alguns anos mais tarde, definitivamente abandonou a edição de filmes, e entrou no mundo da edição de som, ao mesmo tempo regularmente trabalhando como engenheiro de gravação de música. No início dos anos 80, finalmente descobriu a sua profissão : Engº de Som de misturas para Cinema. Desde então, fez mais de 200 filmes nos mais variados países: Jugoslávia, Sérvia, Croácia, Bósnia, Alemanha, Portugal, Brasil, Itália, França, Irlanda. Mudou-se para Portugal em 1992, e nos ultimos 20 anos construiu vários estúdios de som de cinema, tentando contribuir para uma sólida base técnica para a indústria de cinema Português.

Local
Dept. de Engenharia Informática
da Universidade de Coimbra
Pólo II – Pinhal de Marrocos
3030-290 Coimbra, Portugal